MEDICINA EFETIVA É O NOSSO OBJETIVO

RESULTADOS DE EXAMES

Painel Nutrigenético

A nutrigenética estuda os efeitos das variações genéticas na interação entre a dieta e as doenças. Cada indivíduo possui uma arquitetura genética muito específica, que pode condicionar sua suscetibilidade a desenvolver determinadas patologias. Estassão as doenças multifatoriais, resultado da combinação de fatores de riscos genéticose ambientais.A maioria das doenças crônicas frequentes da idade adulta é multifatorial. Estima-se que aproximadamente 70% da população desenvolva alguma doença crônica, daí a importância de identificar os indivíduos com fatores de riscos genéticos para que se possa planejar sua prevenção.

 

Pequenas variações genéticas conhecidas como polimorfismos ou SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) podem influenciar a capacidade de metabolização dos alimentos e a capacidade de eliminação de substâncias tóxicas, influenciando a resposta dos indivíduos em relação ao ambiente. A dieta é o fator ambiental mais importante na modulação da expressão gênica.
Em função do perfil nutrigenético de cada pessoa, há alimentos que podem ter uma ação protetora frente a determinadas doenças, enquanto outros alimentos podem aumentar o risco de desenvolvê-las.
Não há como mudar nossos genes, mas é possível modificar o efeito deles sobre a saúde alterandonossa condição alimentar e estilo de vida. Isso demonstra a importância de combinar a nutrição com a genética a fim de conhecer a influência das variantes genéticas na resposta do corpo aos alimentos.

 

 



Figura 01: Modelo de apresentação de resultados clínicos. A variação das cores representam as probabilidades de desenvolvimento
de doenças. A linha vertical (preta) representa o perfil clínico do paciente baseando-se na análise nutrigenômica.

 


O objetivo principal da nutrigenética é a prevenção das doenças, ou seja, fazer da alimentação o melhor medicamento. A nutrição é a ferramenta mais simples e eficaz para cuidar da saúde e do bem-estar. O painel nutrigenético determina quais alimentos aumentam ou diminuem a probabilidade de desenvolver determinadas doenças e possibilita uma maneira personalizada de elaboração da dieta em função dos genes.

 



Figura 02: Modelo de apresentação de resultados genéticos com os genes e polimorfismos analisados e seus respectivos
genótipos. WT (Wild-type): genótipo selvagem/mais comum na população. Resultado: genótipo encontrado no paciente
analisado.

 

Indicações
O painel nutrigenético é indicado para todas as pessoas que desejam prevenir as doenças, especialmente as de manifestação frequente na idade adulta, como obesidade, diabetes, hipertensão e osteoporose, a partir do estudo nutricional individualizado. Quanto mais cedo se colocar em prática as recomendações preventivas, antes se observará os efeitos sobre a saúde.

 

Análise
A análise genética consiste na avaliação de 88 polimorfismos em 58 genes relacionados à suscetibilidade genética com as seguintes patologias:
• Diabetes/Síndrome Metabólica
• Hipertensão
• Osteoporose
• Obesidade geral e abdominal, sendo analisados:
- Regulação do Apetite
- Gasto Calórico
- Resposta a Dieta Hipocalórica
- Resposta a Exercício Físico

O relatório de análise apresenta resultados clínicos (Figura 1) e proporciona informações sobre as suscetibilidades genéticas (Figura 2) e recomendações preventivas personalizadas, no âmbito nutricional, com suges de cardápio, de resposta ao exercício e de outros fatores que dizem respeito ao estilo de vida.

Diagnóstico laboratorial:
Disponibilizamos o Painel Nutrigenético.

 

NOME DO EXAME: PAINEL NUTRIGENÉTICO

 

Referências:
1. Estruch, R. et al. N Engl J Med 2013. 368:1279-1290
2. Perez-Martinez, P. et al. Am J Clin Nutr. 89:391–9, 2009.
3. Schröder, H. et al. Public Health Nutrition. 15(4), 618–626, 2011.
4. Smith, C. et al. Nutr Metab Cardiovasc. 22(5): 449–455, 2012.
5. Corella, D. et al. Arch Intern Med. 169(20):1897-1906, 2009.

 

 



Veja mais:

O que é Intolerância Alimentar?
Vitor Miranda firma parceria com o Laboratório Proll-Med para melhorar seu desempenho físico.
Exame toxicológico de larga janela
UNICEF abre suas redes sociais para jovens vivendo com HIV
HEMOSC comemora Dia Nacional do Doador de Sangue
Campanha Coração na Batida Certa
X-frágil
Toxicologia Ocupacional
Saúde da Mulher
Painel Molecular Para o Risco Cardiovascular

ONDE ESTAMOS

Matriz:
Rua Iririú, 1476 – Iririú
89227-045 - Joinville - SC

CENTRAL DE TELEFONE
(47) 3422-0818
(47) 99667-2524 (WhatsApp)

Email:

Diretor técnico: Giscard Siervo Conte - CRF 3266


CURTA E COMPARTILHE