MEDICINA EFETIVA É O NOSSO OBJETIVO

RESULTADOS DE EXAMES

O que é Intolerância Alimentar?

Intolerância alimentar é o resultado de uma reação adversa de nosso organismo a certos alimentos e geralmente o gatilho desse problema são aqueles alimentos da nossa dieta regular ou os que maisdesejamos. Os sintomas de intolerância alimentar são variados e se devem a diversos fatores, tais como a deficiência de uma enzima, no caso da Intolerância à Lactose, sensibilidade a certos agentes químicos, como por exemplo as Aminas do chocolate e do vinho tinto que podem causar enxaquecas, ou no caso a que vamos nos ater aqui, a uma resposta imunológica por um anticorpo chamado IgG.

Pesquisas recentes mostram que grande parte das intolerâncias alimentares está associada a uma elevação dos anticorpos IgG pelo sistema imunológico quando ingerimos determinados alimentos. Em circunstâncias normais, esses anticorpos formam complexos com as proteínas desses alimentos, os quais normalmente, são eliminados por nosso organismo sem serem notados.
Se os sistemas imunológico ou digestivo estiverem comprometidos, esses complexos podem se depositar no organismo, causando uma inflamação e resultando em uma vasta gama de sintomas, como fadiga, síndrome do intestino irritável (SII), retenção de líquido, enxaqueca, diarreia e/ou constipação etc., que podem durar por muitos dias e são geralmente intermitentes, dificultando a identificação dosalimentos que estão causando o problema ou sendo confundidos com sintomas de outras patologias. Em muitas ocasiões as pessoas convivem com elas e com todas suas consequências patológicas. Entre 20 a 35% da população sofre de diferentes manifestações clínicas, associadas com a sensibilidade a distintos alimentos.

Existe um exame laboratorial chamado “Estudo de Intolerância Alimentar” que avalia os níveis de Imunoglobulina G (IgG) específica frente a 221 alimentos diferentes, compreendendo Carnes, Frutos do Mar, Laticínios, Vegetais, Grãos, Ervas etc. Em comparação podemos citar o Food Detective que analisa apenas 59 alimentos e o Elysa Mediterranean com 109 alimentos analisados, o Estudo de Intolerância Alimentar avalia uma quantidade muito superior com custo menor por alimento. 

Interpretação de resultados
Os alimentos testados são sinalizados em diferentes cores de acordo com o resultado obtido:

• Verde: reação nula frente ao alimento
• Amarelo: reação baixa frente ao alimento. Intolerância leve.
• Laranja: reação média frente ao alimento. Intolerância moderada.
• Vermelho: reação alta frente ao alimento. Intolerância severa.

Comentário
O grupo de alimentos de intolerância moderada ou severa, que gera níveis de anticorpos detectáveis, é utilizado como referência em futuras avaliações, pois a retirada ou diminuição na sua dieta regular, dos alimentos que comprovadamente ocasionam níveis anormais de IgG específica, causa uma significativa melhora das manifestações clínicas que se apresentam da seguinte maneira:

Obs: 1-  Para evitar desequilíbrios nutricionais e/ou riscos de má nutrição, este exame deve ser solicitado e interpretado por seu Médico e/ou Nutricionista que elabore uma dieta apropriada.
        2-  A intolerância alimentar, não deve ser confundida com a alergia alimentar que também é causada por um Anticorpo, porém chamado IGE e tem sintomas mais agudos (de rápida evidenciação) e geralmente mais agressivos, como edema de glote e inchaços dos lábios e língua
        3-  Análise realizada pela tecnologia de microarray.

 

DR. GISCARD SIERVO CONTE - CRF/SC 3266

 



Veja mais:

Laboratório Proll-Med firma parceria com a COT
Vitor Miranda firma parceria com o Laboratório Proll-Med para melhorar seu desempenho físico.
Exame toxicológico de larga janela
UNICEF abre suas redes sociais para jovens vivendo com HIV
HEMOSC comemora Dia Nacional do Doador de Sangue
Campanha Coração na Batida Certa
X-frágil
Toxicologia Ocupacional
Saúde da Mulher
Painel Molecular Para o Risco Cardiovascular

ONDE ESTAMOS

Matriz:
Rua Iririú, 1476 – Iririú
89227-045 - Joinville - SC

Telefone:
47 3804-3283

Email:

Diretor técnico: Giscard Siervo Conte - CRF 3266


CURTA E COMPARTILHE